quinta-feira, 16 de maio de 2013

"O LUGAR ONDE MORO (MINHA COMUNIDADE)" - 4ºs ANOS 1, 2 e 3. Professores: Silvionei Fortcamp, Marluce Machado, Márcia Virgínia Vandresen Hahn, Rogério Meyer e Alcione Alfredo Schlösser.

Esta atividade foi realizada em parceria com os professores de sala, que mediaram a produção dos textos  e a correção ortográfica. Na disciplina de Informática os alunos digitaram seus textos no Word e fizeram os desenhos no programa Paint.

 
 
4º ano 1:
 

O lugar onde eu moro

Eu moro mo Rio da Prata.

Eu sou o Airã.

Eu moro num lugar bonito.

Na beira de um rio, onde eu gosto  de pescar com meu pai.      

Airã Schmitz.






O lugar ode eu moro

A minha casa é  legal, porque tem tobata e  tem duas  cachoeiras.

Tenho uma casa  bonita, uma casa  na praça,  perto do Frederico.

Tem  rio perto  da casa   e uma estrada    que passa muitos carros.

Eu vou toda semana pra Barra Gaspar. 

O nome  do meu pai  é  Arno.   O nome da minha mãe   é Isadora.
Carlos Eduardo Luiz





O lugar  onde  eu moro

Eu, Ezequiel,   moro  na Estrada  Geral  Rio da Prata.

Para  chegar  na  minha casa, tem que   passar    numa  ponte   que  está  caindo,  pela  igreja  e  mais uma ponte  que  é  de  cimento,  e subir  um morro que tem uma  estrada  muito  esburacada,  e     passar  pela  porteira, subir o morro e descer, aí você vai ver a casa velha.

Aí você tem que subir mais um morro e você vai ver uma estrada que segue reto, e aí uma curva e aí você está na minha casa.

A minha família são meu pai, meus irmãos Thiago  Oséias, minha irmã  que   é  gêmea comigo, a Luzia.    
Ezequiel   da   Silva.





O lugar onde eu moro

Onde eu moro tem cachoeira, onde eu tomo banho.

Tem roça de verdura, um poço de irrigação, mangueira de água, brócolis, dois tobatas.

Na minha casa tem um açude, um silo, quatro paióis, uma estrebaria, uma ordenhadeira, as roças de milho, pastagens.

Tem três pés de vergamota e seis pés  de laranja.

Na minha família tenho quatro irmãos, um pai e uma mãe.  
                  Gustavo Schiller Heinz





O lugar onde eu moro

O lugar onde eu moro é muito legal.

Moro na Estrada Geral Maracujá.

Eu chego em casa e almoço.

E vou conferir a paisagem.

A estrada é muito boa.
João Carlos da Silva. 
 
 
 


O lugar  onde eu moro        

  Aicasa e´    leg 

Kauann    






O lugar onde eu moro

Eu moro num lugar bem legal. Tem três cachoeiras e uma plantação de milho.

Pra baixo da minha casa tem uma caverna e tem vários açudes.

Luiz Henrique Back






O lugar onde eu  moro

Eu moro na Barra Gaspar.

Todo dia eu pego o ônibus e espero até sete e vinte horas.

Eu desço   e espero o ônibus e meio dia  eu vou para casa.
Robson Bach da Cruz.





O lugar onde eu moro

Eu moro no Rio Itiriba, e lá tem bastante cachoeiras.

Todos os dias o meu pai me acorda para eu vir para a escola.

E lá tem também um açude.

E eu e o meu irmão brincamos de bicicleta dentro do banhado.
Cleiton
 
 
 


O lugar onde eu moro

Moro no Rio Cachimbo.

A minha casa é bonita. 

Papai gosta e mamãe gosta do Rio Cachimbo .
DANIEL SEEMANN





O lugar  onde  eu  moro

Rio  da Prata  é  legal, é   onde   eu  moro.

É legal   porque  eu   gosto   de   brincar.

É  legal  porque  posso correr  e  brincar  com  os  meus  irmãos.

Gosto de brincar e  gosto  de  estudar.

Diogo Lower Schiller.






O lugar onde eu moro

O lugar onde eu moro é no Rio do Meio, mais conhecido como Rio Faxinal.  

E aqui eu posso brincar e me divertir.

Os  nomes das minhas irmãs são Bianca e Tainá, e os nomes do meu pai e da minha mãe são Anita e Osvaldo.

O meu pai e a minha mãe são muito legais comigo, às vezes eles brincam comigo e me fazem rir.

E depois escurece, nós vamos para a cama e dormimos.

No outro dia eu vou para a escola.
Leonardo
 
 
 
 

 
O lugar onde eu moro
 
Eu   moro    no   Rio    da Prata.
Eu  gosto  da  minha  casa.    
Eu   gosto da  minha família.
 
Marrony Lower Schiller
 
 
 
 
4º ano 2:
 

O lugar onde eu moro

O lugar onde eu moro é legal para descer morro de bicicleta, tem  bastante banhado e rampas.

Eu quase me mato de bicicleta descendo os morros e as lombas.

Adoro jogar futebol e correr com os cavalos, atrás das galinhas e jogar corrida de bicicleta.

Alexandre Zicka

 
 
 


O lugar onde moro

Eu moro no Sítio Folster, no Alto Rio do Sul.

Lá eu faço de tudo: brinco no barranco com os carrinhos, ando de bicicleta na água e no banhado.

No Sitio Folster tem bastante animais: alguns cachorros e gatos, alguns gados, patos, galinhas, três perus, oito marrecos.

Eu e meu tio brincamos de pega-pega, esconde-esconde, pega-esconde, andamos de moto, jogamos bola, etc.

Eu  faço várias coisas legais.

Lá tem verduras, flores e árvores.

Onde eu moro é legal.

André Wenz Folster

 
 
 


“O lugar onde moro”

O lugar onde moro é um  lugar muito legal. Eu  posso brincar muito, por exemplo: andar bicicleta, correr, fazer tudo que eu quero.

Na escola eu corro no recreio e na educação física.

Nas cidades eles não podem fazer essas  coisas que nós fazemos. Eles só jogam videogame e no computador ou os pais levam no parquinho.

Eu moro no Rio das Pedras.

Allan Tarlito Schmitz.






O  lugar onde moro

O lugar onde eu moro tem um monte de coisas legais para brincar: pular corda, brincar de esconde-esconde, pega-pega, correr  atrás das galinhas,etc. Ou seja, brincar de um monte de coisas.

Mas também não é só brincar. Eu também tenho que ir para roça porque se não o meu pai faz tudo sozinho. Como hoje, depois da escola eu vou ter que ir para a roça de milho.

Mas brincar é bem legal, professora, bem que você disse.

Na cidade tem que ficar dentro de casa.
Ana Paula Heinz.





O  lugar  onde  eu  moro

O  lugar  onde eu moro  é  cheio de  ruas, tem muito espaço para andar de  bicicleta, correr  e  pular.

É cheio de amigos para andar  de carretilha, brincar de pega-pega, polícia e ladrão, brincar de guerra de água, brincar na lama, fazer  trilha de bicicleta, jogar bola.

E eu adoro morar lá na Vila Antônio David.
Djunior  Adalberto  Koetters  Schmitz.





O  lugar onde eu moro

O  lugar onde eu moro é Rio da Várzea.

Lá é muito bonito, é legal e divertido como se fosse aventura.

Eu brinco, eu trabalho e jogo bola, algumas vezes com os meus primos e com minha irmã.
Gabriel   Richter.





O  lugar onde eu  moro

Eu moro com a minha  família  na comunidade  de Rio  da Prata.

Lá tem cachoeiras  e poços fundos.  Eu  posso  ir na casa dos meus amigos e primos.

Mas  a coisa  mais legal  é correr  atrás dos passarinhos, pescar e tomar  banho de rio.

Nos finais de semanas na  casa da minha vovó , lá tem cachorro.

Lá em  casa tem  patos, galinhas, cadela e  porco.

Eu e meus  amigos  brincamos  de esconde-esconde, pula-corda, pega-pega, futebol e  correr  atrás  das galinhas.
Juliano  Beni  Schmitz






O lugar onde eu moro

         Onde eu moro é muito legal, e é em cima de um morro.

         Do lado da casa tem a garagem, onde eu guardo a minha carretilha e a minha bicicleta.

         Atrás da casa tem o galinheiro.

         Atrás da garagem tem o forno de fazer pão, tem o galpão onde minha avó trata os bichos e um pouco antes tem a casa da minha mãe.

         Eu gosto de onde eu moro.

         Eu brinco na lama, na água, de carretilha e de carrinho.

Leonardo Pátera Seibichler

 
 
 


O lugar onde moro

 

O lugar de Anitápolis onde moro é Rio Itiriba.

No município onde eu moro nós podemos brincar de tudo, ao contrário das crianças das cidades.

Onde eu moro eu posso brincar de pega-pega, esconde-esconde, etc.

Eu gosto do lugar onde eu moro. O lugar onde eu moro é muito legal.
Leopoldo Back





O lugar onde moro

Eu  moro num lugar tão bonito!

Tem muitas coisas legais. Tem flores, rios, frutas, árvores, pedras.

Tem a minha cachorrinha, o nome dela é Lanzinha.

Tem  animais, pássaros, estradas, o céu, casas.

Então, o lugar onde eu moro é maravilhoso.
MARIANA DA SILVA MONTEIRO.





O lugar onde moro

O lugar onde eu moro é um lugar muito bom. Onde eu moro, eu brinco, eu corro, eu pulo e grito.

Eu gosto da escola onde eu estudo.

Porque é chato ficar em casa trabalhando por isso eu não falto à aula. Só quando eu preciso sair, aí eu falto a aula.

Eu moro na Barra Gaspar.

Raynara Böing.






O lugar onde moro

O lugar onde moro é muito bonito, tem árvores, flores, frutas, verduras, legumes e roças.

É um lugar divertido para pular corda, brincar de esconde-esconde, correr, subir nos barrancos pendurados em uma corda.

Eu também gosto de andar de bicicleta.

Quando volto da escola, eu vou de ônibus e de pé.

Gosto de brincar de boneca de tarde, também gosto de ver televisão.
ROSIMERY SEIBICHLER





O   lugar   onde    moro

O  lugar  onde  eu  moro  tem  muita   diversão. Por  exemplo, eu  tenho um carrinho  de  brinquedo e também  tenho  bonecas.

Na   minha  casa  tem  cachoeiras, rios, etc...

Tenho  um  cachorro  que  se  chama  Nego e uma cachorra  que se  chama  Bituca.

Ela  tem um  cachorrinho que se chama  Campeiro.

Tenho uma vaca com uma terneirinha,  se chama Bilica.

Tenho muitos porcos, vacas, terneiros, etc.

Gosto muito de brincar de boneca.

Tenho uma porquinha que  o meu  pai botou numa casinha de pinto, porquê os outros sete porquinhos ficavam mordendo ela.                          

 
Soelin   Gevarowsk    Schmitz





O lugar onde eu moro

Eu moro num lugar bem bonito.

Lá tem gado, gato e cachorro.

Quando a minha mãe vai tira leite, eu sempre busco a vaca, e o terneirinho sempre quer passar a porteira.

Depois eu vou tratar as galinhas e elas picam no meu pé.

Daí vou tomar banho  depois vou fazer os meus deveres. 
Daniel Seemann Werlich





O lugar onde eu moro

O lugar onde moro é bonito e legal.

Eu gosto de andar de bicicleta, pular corda, pescar no córrego, tirar leite das vacas, jogar bola, fazer as tarefas de casa.

O que eu mais gosto é olhar no céu e ver as nuvens.

Débora Hasse






O  lugar  onde  moro

O  lugar  onde  eu  moro  é  muito  bonito.

O lugar onde moro é bonito porque tem roça de milho, de repolho, de batata e roça de cana-de-açúcar, etc.

O meu município se destaca na criação de aves, na produção de leite e no turismo.

No meu município a natureza é bela, pois tem cachoeiras, rios, sítios e pousadas.

E no meu município tem vacas e bezerros, cães e cavalos.

Eu moro no Rio Cachimbo.
João Paulo Rieg Schmoeller.





O lugar onde eu moro

Onde eu moro tem um rancho de lenha, dois de milho e três chiqueiros de porcos.

Vou na casa dos meus avós, brinco de futebol e de bicicleta.

Não posso correr atrás das galinhas por que elas avançam.

Eu tenho que ajudar o meu pai, minha mãe, minha irmã e meus tios.

O  bairro é Rio da Prata.

Kleiton Soares Bohne






O lugar onde moro

O lugar onde eu moro é bem legal, porque aqui tem bastante lugar pra brincar de bola, pega-pega, esconde-esconde, vôlei, alerta, mata-mata com os amigos.

Moro perto da escola, nós estudamos pras provas e temos uma professora bem bonita.

Ontem eu brinquei de futebol desde 15:00 a 17:00 da tarde.

Na aula de educação física e no recreio nós  brincamos de montão e até ficamos cansados.

Eu e meus irmãos jogamos  bola, e quando nós chegamos em casa sujos de areia, fomos todos tomar banho.

Quando acabamos de tomar banho fomos comer, então nós fomos assistir TV e depois dormir.

Eu moro no Rio do Ouro.
Luiz Fernando Rosa da Silva.




O lugar onde eu moro
O lugar onde eu moro é legal  para pescar, brincar e tratar dos nossos animais, por exemplo,  os porcos, os coelhos, os patos, os cachorros, as galinhas e os passarinhos.
É legal morar aqui na Barra Gaspar.
Vitor Augusto Machado Koetters
 


O lugar onde moro

O lugar onde eu moro é muito legal, porque lá nós podemos brincar de bicicleta, etc.

Lá no Rio do Ouro eu gosto muito de morar lá, porque nós podemos correr e brincar de várias coisas, como pega- pega e brincar com os cachorros, etc.

De vez em quando eu faço alguma traquinagem e os meus pais me colocam de castigo.
Vitor Cerny Onofre





O lugar onde eu moro

Onde eu moro é muito divertido, eu gosto muito de lá, da minha casa, dos meus cachorros que até me derrubam.

Os meus periquitos ficam cantando.

Também vou para a roça, gosto muito de ir para roça. Eu também gosto de correr muito, andar de bicicleta e também jogar futebol e vôlei.

A vaca só fica lambendo a minha mão. Também dou trato na mão pra vaca, eu seguro o chifre dela e a vaca nem é minha é do irmão do Ademir, Renério.

Yara Martins Boelter
 
 
4º ano 3:
 

A  minha comunidade

Na  minha  comunidade    tem  uma    igreja muito bonita, um   salão   de   festa   e um  campo  de   futebol.

Tem  o  nosso  rio Braço  do Norte, que   no verão  podemos  tomar  banho.

Temos  vinte e duas famílias, e a maioria vive  da agricultura   familiar.

Tem  também  plantações  de eucalipto,  pinheiros.

Tem  também  criação  de gado.

Gosto  muito  de  morar  nesta  comunidade .

Eu moro na comunidade de Rio dos Pinheiros.
Andreas  Back  Telles  dos  Reis.





Minha  Comunidade

Eu moro numa comunidade, minha  comunidade  fica no Centro de Anitápolis.

Na minha comunidade eu brinco, ando de bicicleta e etc.

Eu adoro morar na minha comunidade, nessa comunidade tem uma praça que fica logo no Centro.

Então essa é a minha comunidade.

Ana Beatriz De Almeida.






Minha comunidade

         Minha comunidade é chata, mas é legal porque eu pratico esporte.

É legal e não sou só eu que pratico esporte, é um monte de gente.

Eu ando de bicicleta, skate, de moto, de carro e de tudo.

A minha vó  é muito legal, ela dá comida para mim, e eu tenho dois cachorros, quatro gatos, galinhas, um porco, um boi e um passarinho.

Douglas Alfredo Schlösser






Minha comunidade

A  minha comunidade  tem poucas  pessoas, mas mesmo assim  eu me  divirto muito.

Tem muitas festas e datas comemorativas.

Também tem muitos aniversários  e tem muitas brincadeiras, tipo: futebol, vôlei, pega-pega da bola, taco e esconde-esconde.

Nós todos moramos  no Rio da Várzea.
Joel Back





Minha comunidade

Minha comunidade é o Centro de Anitápolis.

Como o nome já diz, é o Centro, tem ginásio, tem lojas, tem muitas casas, restaurantes e campos.

Muitos dos meus amigos moram aqui, e alguns em outras comunidades, por isso, não posso brincar com eles.

E essa é minha comunidade.

João Luiz Haverot Steffens
Fim





Minha Comunidade

Minha comunidade é muito alegre, e tem muitas árvores, muitos rios e etc.

Lá na minha comunidade é muito legal.

Lá os homens e as mulheres trabalham na roça.

         Tem também mulheres que trabalham na faxina.

       As crianças como eu ajudam os pais a descarregarem os caminhões de caixas vazias e outras apanham chuchu, brócolis e outras coisas.

        Na minha comunidade adoro ser coroinha e ler leituras. Lá, assim como em outras comunidades, as pessoas tem muita fé (pessoas religiosas).

         Gosto de morar em minha comunidade, pois lá existe uma natureza exuberante, muito linda.

          Lá nos divertimos com coisas simples, como andar de bicicleta em meio a natureza, tomar banho de rio, ver o meu pai jogar futebol (time do Rio dos Pinheiros).

           E assim vamos vivendo, correndo atrás dos nossos sonhos e sendo felizes!!!

           Tem coisas que a gente jamais pode esquecer.          Agradecer é uma delas. Obrigado, de coração cheio e sorriso largo:

           “Viva Rio dos Pinheiros”.
Mariah Back





Minha comunidade

Eu moro no Rio Branco.

Na minha comunidade tem um rio bem na frente da minha casa que a gente toma banho no verão.

Têm três comércios, um é o Bar do Ivo, tem a Mini-mercearia Boa Parada e a Lanchonete do Libanês, que é o nosso comércio.

E tem duas igrejas, uma é evangélica e tem a católica.

Mirian Namem.






Minha Comunidade

Minha comunidade chama-se Rio da Várzea.

É uma comunidade interessante, onde têm muitas casas, árvores, rios, morros.

Tenho muitos vizinhos legais e adoro morar no Rio da Várzea, onde a gente brinca, corre, pula, anda de bicicleta, toma banho de rio, brinca com os amigos, tem muitas cachoeiras, plantações, sítios, e muitas matas.
Monique Seemann Boeing





Minha comunidade

A minha comunidade é Rio do Sul.

Lá é legal porque a gente se diverte.

As festas são legais.

Eu gosto de morar lá. Por exemplo, nas festas as comidas são deliciosas.

Pois a comunidade é muito legal, mas eu tenho uma vizinha chamada Melissa e ela é meio chata, ou melhor, super chata. O meu primo Guilherme também é meu vizinho e ele não é tão chato, mas às vezes ele é.

Minha comunidade, bem, é muito legal de morar.

Adoro a comunidade do Rio do Sul e também a família que eu tenho.

As pessoas trabalham na roça.

 
Nalanda Oening Schmidt
 
 
 
 

 
Minha comunidade

         Minha comunidade é muito legal, cada um protege o outro, todo mundo se respeita.

         Eu gosto muito da minha comunidade, todo mundo é amigo, eles me deixam andar com a mota deles. Eu adoro a minha moto.

         Meu play eu acho muito legal, e meu vizinho Kaio é muito legal.

         No Rio Branco tem árvores muito altas e os rios são muito gelados.

 

Roger Quirino Hasse





 


Minha  comunidade

O  nome  da   minha  comunidade  é  Rio  do Sul.

Rio do Sul é  bem  organizado.

E  tem  um  salão  bonito.

E lá  tem  uma  igreja  média  e  bem  bonita.

  também  tem  muitos  animais, vacas, bois, galinhas e galos.

  é  bem  legal.

Diego  Warmeling






Minha comunidade

Rio do Sul é uma comunidade onde tem rios, igreja, um campo, um salão, casas, açudes, roças, estradas, arvores, etc.

  é muito legal. Sexta-feira, sábado e domingo eu jogo bola.

Às vezes tem festas, bailes, etc.

Nas festas a polícia vem, porque tem torneio. Quando tem festas às vezes tem brigas nos torneios e no final da festa pode dar brigas.

Guilherme Schreiber Schmitd






Minha  comunidade Rio Alfa

Rio  Alfa é bonita, muito  calma  e muito  quieta.

Lá tem  muitas  árvores,  lagoas    muito  bonitas   e  os  peixes  alaranjados   e  brancos,   além  do  meus  amigos,  que moram  lá perto   de casa.

Além disso eu  adoro  andar  de  moto  nos  domingos   e ir  para a igreja  com meus  pais.

Eu também gosto de pescar.

João  Vitor   da Rosa  Ferreira

 

 


Minha comunidade

Minha comunidade tem muitas árvores bem grandes, os rios são um pouco brancos.

Do lado da igreja e do salão tem uma quadra de areia, todos os domingos eu brinco de futebol e no parquinho.

Na minha comunidade tem asfalto, é bom para andar de bicicleta.

No verão é bom para tomar banho de rio, porque a água fica bem gelada. 

Kauan Nienkötter

 
 
 


Minha comunidade

A minha comunidade é alegre.

A minha comunidade é feliz.

A minha comunidade é gentil.

A minha comunidade somos todos amigos.

A minha comunidade cuidamos de todos os animais.

A minha comunidade todos nós temos respeito.

A minha comunidade  é muito legal.

A minha comunidade falamos das outras pessoas muito bem.
Matheus Düsmann Fortkamp





Minha Comunidade

Minha   Comunidade  é  Vila Antônio David, lá eu brinco com os meus gatinhos.

Lá na Vila Antônio David perto uma praça, que é perto do Centro, que tem árvores, tem o parquinho, tem a academia para os idosos e muitas  coisas legais.

Na minha comunidade tem muitas casas e muitos vizinhos legais.

Ah, e tem uma escola que é perto de minha casa.
Micheli Mainel Effting
 
 
 

 
 

Minha comunidade
Eu moro  no Rio Branco, eu gosto de morar no Rio Branco, é muito legal.
Na minha comunidade passa um rio em frente a minha casa, é muito legal tomar banho no verão.
Tem uma igreja católica e uma evangélica, tem três      comércio.
Midian Namem

 

 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário